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domingo, 5 de setembro de 2010

Tutorial: Modelagem 3D - Nível básico

>> Modelando uma mesa no 3DS Max

Olá pessoal, estou postando este tutorial para passar um pouco do que eu sei para vocês, espero que ajude. Bem, pensei em fazer um tutorial simples onde eu possa mostrar algumas técnicas básicas para a modelagem,então resolvi escolher um objeto relativamente fácil de fazer, no caso uma mesa. Desde já agradeço a todos, bem então, vamos lá.

1 - Abra o Max, em Standard Primitives escolha a opção Box, na viewport top ou na perspective clique e segure o botão esquerdo do mouse e arraste até um ponto desejado, após isso solte o botão esquerdo do mouse, arreste até a altura desejada e clique novamente no botão esquerdo do mouse para confirmar o Box feito. Não se preocupe se o Box não esta parecido com o da imagem, pois o importante vai vir mais pra frente.





2 - Após isso escolha a opção modify na aba acima das opções do create. A marca azul da imagem.




3 - Em parameters faça as seguintes modificações abaixo.


4 - Se estiver tudo certo seu Box irá está como o da imagem abaixo.


5 - Converta o Box para editable poly, para fazer isso clique com o botão direito do mouse sobre o Box e escolha a opção Editable Poly, da pra fazer com Mesh também fica a critério de vocês, só que prefiro o poly.


6 - Escolha a opção Polygon.


7 – Selecione as quatro faces da ponta, da parte inferior ao objeto, como mostra a imagem.

8 – No menu rollout do polygon desça até achar edit polygons.


9 – Clique no quadrado ao lado da opção Inset(Essa opção serve para formar um forma geométrica dentro de outra) e coloque o valor 2.


10 – Com a opção Scale, ajuste as faces para que fica parecido com a imagem abaixo.


11 – Agora ,ainda com as faces selecionadas escolha o quadrado ao lado da opção extrude no menu rollout em edit poligons.



12 – E ajuste o extrude com o valor 18.





13 – Se estiver tudo certo o seu objeto ficará parecido com o da imagem.


14 – A mesa já está quase pronta, agora escolha a opção Edge.



15 – Irei modificar a cor do objeto para melhorar a visualização das edges , escolha todas as edges dos “pês” e das bordas da mesa como a imagem.



Obs.: Não se esqueça de selecionar as edges do inset também, se não o resultado não será tão bom.


16 – no menu rollout da edge vá até edit edge.



17 – Com as edges selecionadas clique no quadrado ao lado da opção Chamfer e coloque o valor de 0,1 .


18 – Para finalizar, em Modifier List, adicione o modificador MeshSmooth.




Bem, ainda se pode melhorar mais a mesa, porém irei deixar a parte da melhoria para vocês como um dever de casa. ^^ , qualquer dúvida pode postar. Agradeço a todos que leram o tutorial e até mais.

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