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quinta-feira, 26 de maio de 2011

Todas as etapas de um personagem 3D - Riku

Olá pessoal!! Hoje trago a conclusão do projeto do personagem Riku da série de jogos Kingdom Hearts das empresas Disney e Square Enix. Após o término desse personagem, aprendi todas as etapas para fazer um modelo completo para animação, seja para games ou filmes. Abaixo você irá curtir o resultado, além das dicas e links para tutoriais que usei nesse projeto.

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Essa animação foi feita no 3DS Max 9 e editada no After Effects CS3, para fazê-la renderizei a mesma no formato de imagens seqüencial .tga e importei para o After, onde adicionei o céu.


As referências que usei para fazer essa animação foram dois vídeos do Kingdom Hearts, as apresentações do Kingdom Heats 1 e a do Kingdom Hearts 2, os links estão logo abaixo, vale apena conferir:


1) http://www.youtube.com/watch?v=qeQY12uK49M&feature=related
2) http://www.youtube.com/watch?v=LOdXhZ8GFXE&feature=related




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No processo como um todo, tirei várias Print Screen e renders para compor esse vídeo no After Effects CS3, abaixo listarei alguns links para tutoriais que usei na criação do Riku.


Para a modelagem, mapeamento, textura e animação da cabeça vocês podem conferir no post - Todas as Etapas de uma Cabeça 3D

Praticamente usei os tutoriais da escultopintura para fazer o Riku, irei postar os links abaixo:






Modelagem:
 - Autor: Dimas , site escultopintura:
1º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Modelagem_Corpo_Humano/Sumario/Sumario_Corpo_Humano.htm


2º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/3_Modelagem_Corpo/1_Gabaritos/Gabarito_Corpo.htm


Esses dois tutoriais do site escultopintura dão todos os passos para se modelar uma pessoa, desde o gabarito até a finalização do projeto, esses tutoriais são divididos por seqüência, por exemplo: Primeiro gabarito, segundo pernas e assim sucessivamente.






Tentei fazer a textura com o material Multi/Sub-Object, onde dividir a malha por ids e apliquei a cor nos mesmos, notei que isso pesou e muito a viewport, foi então que o pessoal da 3D1 me ajudou mais uma vez, inclusive quero deixar o meu muito obrigado pra todos eles. :D






Mapeamento e Texturização:
Com ajuda dos amigos da trêsd1, conheci uma ótima técnica para abrir a malha do personagem, essa técnica é usada com o Unwrap UVW o nome dela é pelt, logo abaixo estão os links para as vídeo aulas:



3dmax pelt1 tutorial.flv ( autor: sri2chaitanya ) dividida em 4 partes
http://www.youtube.com/watch?v=EUkwClnnVJM&feature=related


pelt mapping tutorial ( Autor: tutxinho )
http://www.youtube.com/watch?v=WL7le3KXFFY&feature=related




Rig, Skin e Animação:
Essa área foi muito interessante, aprendi a fazer os controladores de maneira correta, a fazer os bones nos locais e direções certas e a ajustar o skin a malha, de forma que ao mover os controladores a malha se mova de modo correto.

Segui a seqüência de tutoriais do site Escultopintura do Autor Dimas, os links estão logo abaixo:




http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/2_Sumario/Sumario_Animacao_Personagem.htm (Sumário com todos os tutoriais necessários para modelar, texturizar e animar um personagem)

Fica aqui o meu muito obrigado ao pessoal da trêsd1 pela ajuda e força que me deram desde do início do projeto e ao Dimas, autor do site Escultopintura.

Bem, é isso aí pessoal!! Esse foi todo o processo que usei para fazer um personagem 3D no 3DS Max 9, levei em torno de 4 meses para completar todo o processo, demorei um pouco, pois esse foi o primeiro personagem totalmente completo que fiz, a modelagem foi bem rápida, assim como a texturização, a demora maior foi na parte de rig, skin e controladores, pois sabia pouca coisa, mas com a prática, o tempo para conclusão desse processo diminui consideravelmente, acho que em duas ou três semanas faço um personagem completo, partindo do zero.

Agradeço a todos, tenham uma ótima noite e até breve. ^^

9 comentários:

  1. Nooossa, a animação ficou incrível, parabéns. :D

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  2. E aí amigo Julio, fico feliz que tenha gostado!! Desde do início vem me incentivando nesse projeto lá na trêsd1 e aqui também, aproveito para agradecer o apoio. :D

    Estou ansioso para ver as novidades do curta dos robôs. ^^

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  3. Grande amigo Alquimista3D, blz?

    Cara, fantástico seu trabalho! Ficou perfeita a personagem que você criou... Show! Parabéns!
    Obrigado pelos gentis comentários e te desejo muito sucesso, pois criatividade e talento você tem de sobra!

    Fica com Deus e grande abraço.

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  4. Olá Alquimista 3D,
    ficou "bárbaro" o personagem e sobretudo a animação! Show de bola mesmo!
    O movimento com a cabeça, o leve andar do personagem, o gesto para câmera, enfim ficou bacana demais! Parabéns garoto!

    Grande abraço

    =)

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  5. Nossa!! Muito obrigado!! Fico muito feliz por terem gostado. :D

    Olá amigo Emerson, valeu mesmo!! Esse projeto foi bem legal de fazer, aprendi e muito. Nossa!! Sei nem o que falar, só tenho agradecer, muito obrigado pelo comentário. :D

    Olá amigo Milton, muito obrigado pelo comentário!! Realmente fico muito feliz por dois mestres da arte como você e o Emerson postarem comentários como esses, seus comentários me dão mais força para continuar evoluindo e postando novos projetos. :D

    Quero agradecer a todos pelo apoio e pelos comentários. :)

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  6. Caraca velho!!! Teus trampos são muito loko!!!

    Adorei o blog e ja to seguindo.

    Abraço.

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  7. Olá J. Jr, fico feliz que tenha gostado dos trabalhos!! Pretendo trazer novidades legais, como tutoriais, dicas e novos trabalhos. Seja bem vindo!! :D

    Abraços.

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  8. ficou muito legal,eu perdi o meu projeto do Sora(snif),vou ter que recomeçar...

    topera jr

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  9. Olá amigo Bernardo, desculpa a demora na resposta é que estava sem net. Agradeço muito o comentário!! Vindo de um expert em Kingdom Hearts então!! ^^ Pena que perdesse o Sora, estava ótimo!! Mas faz ele novo que irei acompanha-lo. Comecei a fazer o Roxas. ^^

    Abraços.

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